Esta é uma versão arquivada/estática do antigo Blog do André. Isso significa que todo o conteúdo aqui presente não irá ser atualizado, e pode conter erros. Algumas funcionalidades poderão não estar disponíveis nesta versão arquivada.
24
Fev 2009

Aprender LOGO

Ultimamente tenho-me interessado por obter novos conhecimentos de programação.

Um dos assuntos que mais me interessa é a simulação de acontecimentos, por exemplo, a propagação de um vírus pela rede. Ora, porque não fazer um estudo com auxílio do computador? É aqui que entra o Logo. O Logo é uma linguagem de programação de simples aprendizagem, usada para ensinar crianças devido aos seus comandos, que são praticamente todos em inglês, e com sintaxe semelhante a uma frase, e com uma vertente gráfica que nos permite ver o que acontece num pequeno mundo. Não me vou estender mais, porque também não sei muito mais que isto e alguns comandos básicos :D

Já tinha tido contacto com esta linguagem à cerca de 2 anos atrás, mas nunca me tinha suscitado assim um interesse tão grande como agora. Mas posso desde já recomendar um IDE que usei na altura, e achei muito bom e intuitivo, e ainda um tutorial em português que explica algumas coisas:

Tutorial: http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/netlogo/

Software (Win/Mac/Suporte Java): http://ccl.sesp.northwestern.edu/netlogo/

E já adicionei à minha lista de aprendizagem. Ainda quanto a esta última, dentro de pouco tempo vou concluir alguns dos objectivos :D

Fiquem bem e até ao próximo post! ;)

Gostou deste artigo?

Facebook Twitter Google Plus Delicious

2 Comentários

 

  • Gravatar de oxyder

    oxyder

    7/03/2009 @ 17:28

    humm isto é me familiar =P
    hehe

  • Gravatar de André

    André

    7/03/2009 @ 17:53

    É mesmo :D Aquele programa das tartarugas :D De vez em quando apetece-me estudar uns acontecimentos quaisquer para simular o que acontece, e dá jeito saber programas do género para me ajudarem na simulação :)

    Abraço.